RESOLVENDO QUESTÕES – UNEB 2019 – LITERATURA E PORTUGUÊS

 


TEXTO:

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes. Em que pesem os seus aspectos  positivos implicitamente, traz em seu bojo o ideal de união e confraternização entre os povos, há que se destacar que não se podem esquecer os aspectos particulares da cultura, da língua, das tradições de cada povo. Há que se destacar a importância da  identidade cultural de cada país.

Por outro lado, também o conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido. Já se afirmou que a identidade nacional se confundiria com a identidade cultural face à grande heterogeneidade de traços culturais ligados à diversidade dos grupos étnicos. Contudo, apesar de ser um país de dimensões geográficas gigantescas e de grande diversidade cultural, econômica, social e étnica, o Brasil tem no idioma português um elemento de unificação do país. Falamos português, apesar dos inúmeros sotaques e vocabulários regionais. Portanto, um dos fortes aspectos da identidade nacional brasileira é a língua.

Há quem defina a identidade nacional como um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. E muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.

Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.

E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil.

Importância de se preservar a identidade cultural do Brasil. Disponível em: http://www.saaesp.org.br/arquivos/2117>  Acesso em: 14 nov. 2018.

QUESTÃO 1 – SEGUNDO AS IDEIAS DO TEXTO, A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA É BASTANTE DISCUTIDA E DE DIFÍCIL CONSENSO. A ALTERNATIVA QUE MELHOR JUSTIFICA ESSA OPINIÃO É

01) As dimensões geográficas do país dificultam a troca de contato entre seus habitantes e, em consequência disso, não existe uma norma-padrão para a língua falada e escrita.

02) A diversidade de hábitos, costumes, língua e religiosidade de nossa população não permite definir uma única cultura nacional como os demais países.

03) A multiplicidade cultural de nosso povo confunde-se com identidade nacional, que se configura impar e, ao mesmo tempo, plural.

04) A identidade nacional brasileira não se estabelece em virtude da falta de resgate das memórias de diferentes origens que compuseram nossa história.

05) O sentimento de pertencimento a uma determinada identidade cultura faz com que seja impossível se construir uma identidade nacional.


RESPOSTA: 03) A multiplicidade cultural de nosso povo confunde-se com identidade nacional, que se configura impar e, ao mesmo tempo, plural.

A alternativa 1 está errado tendo em vista que afirma que as dimensões geográficas do país dificultam a troca de contato entre seus habitantes, o que é errado, pois, todo o país é conectado por estradas, hidrovias, além de transportes aéreos e a internet. O erro da 02 está em dizer que no país há uma diversidade de línguas, já a 04 erra em afirma que no Brasil não existe identidade nacional. Por fim, a 05 está errada em dizer que o sentimento de pertencimento a uma determinada identidade cultura faz com que seja impossível se construir uma identidade nacional, afinal baianos tem uma identidade cultural diferente dos paulistas, mas mesmo assim, entre todos os brasileiros há uma identidade nacional (todos nós falamos português e torcemos pela seleção na copa), pois há um sentimento de unidade.

QUESTÃO 2 PERCEBE-SE, PELA LEITURA DO TEXTO, QUE A DIFÍCIL SEDIMENTAÇÃO DE UMA CULTURA NACIONAL ESTÁ INTRINSECAMENTE VINCULADO À

01) língua.

02) globalização.

03) multiplicidade racial.

04) diversidade cultural.

05) expansão territorial.

PREPOSTA: 02) globalização.

A primeira informação que o texto nos traz é que “Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes.”

QUESTÃO 3 A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL, SEGUNDO O TEXTO, É DE RESPONSABILIDADE, SOBREMANEIRA, DE UMA

01) economia estabilizada.

02) sociedade receptiva às múltiplas vivências.

03) consciência educacional efetiva.

04) política transparente e com fortes objetivos sociais.

05) legislação baseada nos interesses coletivos diferenciados das diversas culturas.

RESPOSTA: 03) consciência educacional efetiva.

Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.


QUESTÃO 4 “HÁ QUE SE DESTACAR QUE NÃO SE PODEM ESQUECER OS ASPECTOS PARTICULARES DA CULTURA” (L. 6-8) EM RELAÇÃO À PASSAGEM DESTACADA DO TEXTO, É CORRETO AFIRMAR:

01) o verbo haver está aplicado no seu sentido impessoal, podendo ser flexionado para concordar com “aspectos particulares,” para isso, basta levá-lo para o final da oração

02) O conector “que”, nos dois registros, inicia orações com função substantiva.

03) A partícula “se”, nas duas situações, possui diferentes usos: inicialmente funciona como pronome reflexivo e, em seguida, como uma indeterminação do agente nominal.

04) A expressão “da cultura” exerce função de complemento nominal.

05) A locução verbal “podem esquecer” poderia ser substituída pela forma simples “esquece” sem ferir a norma-culta.

RESPOSTA: 02) O conector “que”, nos dois registros, inicia orações com função substantiva.

Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.

As orações subordinadas substantivas começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. São classificadas conforme a função sintática que exercem na oração.


QUESTÕES 5 E 6

TEXTO:

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

5 Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro

ANDRADE, Oswald de. Pronominais. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

QUESTÃO 5 A ALTERNATIVA QUE ESTÁ IMPROCEDENTE EM RELAÇÃO À ANÁLISE DO POEMA É

01) A miscigenação cultural.

02) Apologia ao coloquialismo brasileiro.

03) Ironia sutil e irreverência social.

04) Ruptura com os padrões literários.

05) Valorização da cultura dominante.

RESPOSTA: 05) Valorização da cultura dominante.

Oswald de Andrade (1890-1954) foi escritor e dramaturgo brasileiro. Representa uma das principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil.

Sua atuação ficou marcada pelo seu espírito irreverente, polêmico, irônico e combativo. Tornou-se figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileira na primeira metade do século XX. Sua obra apresenta de maneira geral, um nacionalismo que busca as origens, sem perder a visão crítica da realidade brasileira.

Oswald defendia a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico-cultural de forma crítica, parodiando, ironizando e atualizando nossa história de colonização. Além disso, uma das características do autor bem como da primeira geração modernista é romper com a cultura dominante e valorizar a cultura popular.


QUESTÃO 6 CONSIDERANDO-SE OS RECURSOS LINGUÍSTICOS NA TESSITURA DO POEMA, É CORRETO AFIRMAR:

01) O título do poema é incompatível com o seu teor temático, as palavras, em sua relação morfossintática, não permitem assim denominá-lo.

02) A expressão “Dê-me um cigarro” (v.1) deveria flexionar-se no plural, pois são três os enunciadores desse discurso direto.

03) O uso da ênclise e próclise, simultaneamente, em um mesmo texto, compromete a norma-padrão culta, justamente, por se tratar de uma linguagem literária.

04) As formas verbais “diz” (v. 2) e “dizem “(v. 7) pertencem ao verbo “dizer”, irregular, com diferentes transitividades, exercendo, nesse poema, uma predicação transitiva direta.

05) As expressões “Do professor e do aluno/ E do mulato sabido” (v. 3-4) exercem morfossintaticamente função de complemento nominal.


RESPOSTA: 04) As formas verbais “diz” (v. 2) e “dizem “(v. 7) pertencem ao verbo “dizer”, irregular, com diferentes transitividades, exercendo, nesse poema, uma predicação transitiva direta.

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